Busca Insensata

Buscando a si mesmo fora de si o ser se perde, se aliena, se escraviza... Retira de si mesmo o poder por sua jornada, se descontrola, enlouque. Diante da imensidão da vida, somos ainda menores que um grão de areia na praia ou no fundo do oceano... Somos poeiras cósmicas, incapazes de compreender nossa real dimensão no Universo. Porque enlouquecer desvelando a Vida, quando ainda há tanto do próprio ser a ser desvelado?

quinta-feira, fevereiro 2

Desafio dos 50 dias: dia 02 --> Uma foto do seu momento favorito da história


Antes de escolher a foto para esse desafio, fiquei me perguntando qual seria o meu momento histórico favorito. Nas informações sobre o desafio, o autor deixa a opção de escolher um momento de nossa história pessoal, mas eu teria sido injusta com aqueles que me acompanham se eu tivesse escolhido qualquer um...

No entanto, não levei muito tempo para descobrir. Como eu não poderia escolher esse momento histórico? Especialmente após a invenção da pílula anticoncepcional. Não fosse a luta dessas mulheres, que vinham ocorrendo desde a década de 1930, jamais eu poderia ter a vida que tenho hoje e que eu prezo tanto. Não poderia trabalhar fora e ter minha própria carreira e meus sonhos pessoais; não teria poder de decisão pelo meu corpo, seria julgada se não quisesse engravidar ou se não conseguisse; meus filhos, se fossem adotivos, não teriam os mesmos direitos que filhos biológicos; não poderia expressar minhas ideias, muitas das quais bastante subversivas até para o momento em que vivemos; não poderíamos sequer em igualdade de direitos para outros grupos, como casais homoafetivos e inter-étnicos...

Sei que o mundo em que vivemos está uma droga (por nossa própria responsabilidade, diga de passagem) e que temos ainda muito a lutar para conquistar uma sociedade mais justa e igualitária. Talvez eu nem mesmo venha a obter a satisfação de conhecer uma sociedade completamente diferente desta em que eu vivo, mas foi pelo movimento dessas mulheres que tenho razões para sonhar e acreditar que meus filhos e netos podem viver em mundo melhor. Além do mais, eu não suportaria ser mulher sem os direitos que temos hoje. Alguém se habilita?