Busca Insensata

Buscando a si mesmo fora de si o ser se perde, se aliena, se escraviza... Retira de si mesmo o poder por sua jornada, se descontrola, enlouque. Diante da imensidão da vida, somos ainda menores que um grão de areia na praia ou no fundo do oceano... Somos poeiras cósmicas, incapazes de compreender nossa real dimensão no Universo. Porque enlouquecer desvelando a Vida, quando ainda há tanto do próprio ser a ser desvelado?

segunda-feira, dezembro 24

Boas Festas e... Que venha 2013!




Não é segredo para ninguém que me considero agnóstica. No entanto, também não é segredo para ninguém que me considero uma pessoa mística, pois sinto os elementos da natureza ligados entre si e exercendo influências mútuas.

Sempre gostei do Natal. Do clima de respeito mútuo, solidariedade e desejo por um mundo melhor que é compartilhado nesses dias (Claro, antes de ser dominado pelo consumismo dos nossos tempos hipermodernos). Por isso fiz uma pesquisa sobre as comemorações ligadas a essa data e descobri algumas coisas interessantes:

I) Antes das comemorações cristãs, vários povos politeístas comemoravam a passagem para o novo ano com o Solstício de Inverno. Para eles, a esperança de prosperidade trazida pelo fim de um ciclo e o início de um novo era suficiente para as pessoas festejarem juntas e celebrar a renovação da Vida.

II) As Saturnálias, realizadas pelos Antigos Gregos em homenagem ao Deus Saturno, eram festas religiosas que celebravam a igualdade entre os homens, inclusive entre os escravos, que nestes dias eram provisoriamente libertados e conviviam com seus senhores.

III) O termo "Natal" já era utilizado antes: "Natalis Solis Invicti". Segundo as crenças pagãs, o Sol teria saído para uma grande viagem, lutado contra as trevas e voltado invicto. Por isso o Solstício de Inverno eram celebrado com muita alegria e confraternização.

IV) Mitra é uma divindade persa e também cultuada pelos antigos romanos, cujo nascimento também ocorre em dezembro. Essa deusa é mediadora espiritual entre os deuses e homens e tem a função de guiá-los para a salvação.

Essas são apenas algumas poucas informações acerca dessas festividades para nos lembrar que, independente da sua (des)crença, a Vida e sua imensa capacidade de renovação deve ser lembrada e celebrada e que um mundo melhor depende das nossas ações, conectadas umas às outras. Por isso desejo a todos excelentes festas, um grandioso 2013 e muitas, muitas e muitíssimas realizações e felicidades. também desejo força e coragem para superar nossos desafios e sairmos pessoas um pouco melhores.

E, principalmente, espero que em 2013 todos possamos olhar uns aos outros com mais humanidade, respeito e solidariedade.

Feliz Natal para todos!